O Projeto Pedagógico da Escola – PPP é o documento-referência da proposta educacional, enquanto intencionalidade, a ser elaborado pela equipe técnico-pedagógica da UEE com a participação do Colegiado Escolar, que dará suporte pedagógico à UEE, bem como às atividades técnicas, administrativas e operacionais.
O Colegiado Escolar deverá explicitar os eixos norteadores que serão privilegiados no processo de construção coletiva do PPP.
A avaliação do PPP orientará o processo de decisões, apontando a trajetória dos sujeitos, seus avanços, dificuldades e possibilidades no sentido de indicar novos caminhos a serem percorridos e o alcance dos objetivos e metas propostas.
O PPP definirá instrumentos e registros que reflitam todos os segmentos do processo ensino-aprendizagem numa perspectiva qualitativa.
No PPP três momentos devem ser considerados:
I - preparação ou diagnóstico global da UEE - momento de problematizar e compreender as questões postas pela prática pedagógica que precisam ser redefinidas e de levantamento de prioridades;
II - elaboração / fundamentação teórica do Projeto - busca de um posicionamento político-pedagógico: concepção de sociedade e de homem que se pretende formar;
III - execução do Projeto que expressa a tomada de posição quanto às ações a serem realizadas.
Considerar que, para avançar nas propostas a serem elaboradas durante a construção do PPP, a UEE deve buscar sustentação na legislação e políticas educacionais vigentes.
A UEE, ao elaborar o seu PPP, poderá utilizar-se do instrumento Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE, cujo corpo contém sugestões de estratégias para elaboração, sistematização, organização e execução das metas administrativas, financeiras e pedagógicas.
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